segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Casimiro de Abreu - RJ
















Amo o interior...

Continuarei o post relatando a última minha ida a Casimiro de Abreu, onde passo, mensalmente, alguns dias e reabasteço minhas energias...
Caminho por lá, pelas manhãs e pelas tardes... sempre acompanhada de alguém... porém não me intimido se não tenho tal acompanhante...
Durante, no mínimo uma hora de cada vez, deixo entrar oxigênio puro nas minhas vias de recebimento da vida... ela se nos escapa sempre... ou fica carbonizada pelo dia a dia...
As pessoas que lá residem são, na maioria, da melhor idade... sempre de bom humor, pela falta de poluição talvez... quem sabe???
Lá apetece fazer gostosuras... minha tia capricha nos doces... imaginem que depois eu preciso fechar a boca, naturalmente... mas não dispenso nenhum delicioso ao paladar, certamente... Alegra o nosso viver o doce do açúcar, esporadicamente... ao menos faz bem aos olhos... sou de fato encantada com os adocicados... não muito abusivos no açúcar... doce doce, não melado...
Até o famoso torresmo com aipim fez parte do nosso cardápio desta vez, visto que há um ano não os comia.. e do jeito que meu tio faz... vocês nem imaginam!
Lá vejo televisão... não há muito o que fazer... Internet só discada...
Dá tempo para tudo, até de dormir após o almoço, aquela famosinha sesta... que delícia!
A Celebração Eucarística aos sábados, à noitinha, nos deixa em comunhão com a Comunidade local e em integração conosco mesmos...

Visitei um morro de uma delas que me fez recordar um do ES na minha infância que subíamos correndo... brincando com tantos meninos do interior de lá, onde passávamos dias...
Olhei o cenário, participei de um por do sol belíssimo que até coloco a foto para ilustrar o que tento descrever com palavras... mesmo sabendo que é quase inútil...
Tiramos mil fotos para não apagar a memória e nos divertirmos a valer... bem narcisistas e adolescentes... pode ser... talvez! Isso importa pouco em vista da grandeza dos dias vividos por lá...

Aprecio os animais rurais... bois, cavalos, galinhas...
A segurança ainda não passa de animal de grande porte, não mais... certamente que os capatazes dão medo... mas passam e nos cumprimentam pela estrada afora, como Chapeuzinho Vermelho me sinto... só vendo...
Vejo tais senhores como os lobos maus do local...

Em cima de tal morro, vê-se toda a região e a BR 101... ao longe...
Já temos programa certo para a próxima ida ao local no mês que vem... dizem ter uma vista fabulosa, estou ansiosa... haja coração e fotos... para variar...
A saudade vem na bagagem de volta... mas o que me espera aqui é também muito bom... muitos compromissos... filhos e netos...

 ASSIM ERA AQUANDO MINHA AMADA TIA ERA VIVA, ELA SE FOI HÁ 8  MESES NO DIA DE HOJE...


5 comentários:

  1. Que lindo relato, lindas sensações tens nesse lindo lugar! Beleza de fotos! Na volta, reenergizada, tudo fica melhor! bjs, uma semana bem legal,chica

    ResponderExcluir
  2. Lindo e emocionante o que escrevestes, Rosélia querida.
    Te desejo uma abençoada semana com muita paz.
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  3. Meus pais eram dessa localidade: Casimiro de Abreu... senti saudades, ao ler o seu texto, de um lugar que só fui quando criança e tenho lembranças tão vagas que são, apenas, lampejos!!! Mas, foi bom sentir, sejam lembranças ou lampejos.
    Belo texto. Sua tia descansa na casa do Pai, bênçãos a envolvem.
    Bjssssssssssss, Deus a abençoa!

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosélia.
    A vida no interior é muito bom. Eu moro num que a tecnologia deixou só o miolo e a gora com a crise, om desemprego é grande.
    Beijos
    lua Singular

    ResponderExcluir
  5. Amiga Rosélia, essas fotos lindas de Casimiro de Abreu fazem lembrar o nosso Alentejo.

    Saudades de alguém querido que partiu para sempre é uma dor sem fim.

    Um beijinho

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua alegria em viajar comigo.