segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Porto - Portugal


Porto, um lugar inesquecível!
Quando avistei a Ponte tão famosa e recomendada... vi que, realmente, tinham todos razão em  preparar-me emocionalmente para o Porto...
Obrigada, Ailime querida:








Pela tela do comboio, ia vendo lindas paisagens e extasiando meu coração...





Aqui, deram-me muitas informações precisas e o mapa é imprescindível para turistas... foi o que me deram... 
Constatei que nós, brasileiros, não estamos assim tão habituados aos mapas e são preciosos...
Ainda nem aprendi a usar no smartphone (falta de interesse)...
Os inúmeros turistas, que  por lá transitavam, todos tinham um mapa sem embaraço, que show!


Estação de São Bento, que show!


A Estação de São Bento é um verdadeiro deslumbre e deixa-nos a todos atônitos com seus azulejos históricos... um show de beleza para ser contemplado devagar...








Tudo tão organizado que fiquei atônita... bem diferente daqui em termos de organização...


Os famosos azulejos da Estação de São Bento no Porto: uma beleza inigualável que chama a atenção de inúmeros turistas... um esplendor!















Cheguei de Faro neste comboio... uma viagem maravilhosa com paisagens belas...

E lá ia eu, durante três dias em que fiquei no Porto (ficaria mais sem sombra de dúvidas)... de comboio de um lado para o outro... uma maravilha!
Que economia de tempo e que conforto!



Um luxo viajar num comboio em Portugal, não me canso de repetir isso...







Quando vi-me no Porto, fiquei encantada!
Perplexa... contemplando todos os pormenores da bela cidade...
Sim, uso palavras de princesa para descrever também o Porto lindo pois tudo em Portugal fez-me sentir rodeada de castelos, palácios e belezas ímpares...







No auto carro 7 um conforto e eficiência do condutor bem como uma educação que me dexiou atônita! Senti-me gente sendo chamada, com respeito, de senhora ( a começar pelo tom de voz)...






Chegando ao Hostel para deixar a mala...



Voltando para dar uma volta no centro do Porto...





















Andar de autocarro é um conforto e pode-se levar as malas sem problemas, pareceu-me que Portugal sabe acolher, com grande capacidade, todo turista e faz com que eles sintam-se muito bem em seu País, têm mordomia nos transportes e segurança... uma beleza!










Hostel: minha primeira experiência... foi bem sucedida, graças a Deus!


Minha primeira experiência com Hostel... francesas, alemães, espanholas... angolanos em pilha... um monte! 
Todos respeitam-se, ninguém  mexe em nada de ninguém... há harmonia e silêncio como aos turistas ou estudantes lhes convém...
Gostei muito... O pequeno almoço não me deixava sentir fome antes da tardinha... bem farto e servido com higiene...




Eis que resolvo dar um passeio na Ribeira do Rio Douro...
Meu Deus!
Ao entardecer, foi ainda mais lindo!



Porto, patrimônio da humanidade...
Um encantamento senti quando estava eu às margens do Rio Douro... quanta beleza, meu Deus!
parecia um sonho... mas era bem real...













Fiquei até o entardecer... um pôr do sol deslumbrante bem como havia me dito a amiga Ailime!














 O tuc tuc toma conta de Portugal... muito bonitinho mas o preço é bem elevado!


















Fazia um calor tremendo pois lá era Verão e eu chegava a tomar seis garrafinhas de água por dia mais dois sorvetes para amenizar a imensa quentura que, além disso,  elevada estava acima do meu normal pelas emoções vividas...
Aqui sim vi-me na Europa 'sozinha' (com Deus e toda corte celestial, entretanto)...
Imaginava um oceano à distância dos meus...
Uma Força invadia meu ser... Já não dava mais para voltar atrás por medo... o barco estava em alto mar... 
Tinha que enfrentar com fé e confiança plena no meu Deus que conduzia-me até aqui...
Senti um não sei o quê... Inexplicável por palavras...
Independência na Melhor Idade?
Ousadia desmedida?
Quiçá  muita certeza da Vontade de Deus?!











Subindo devagarzinho a Torre dos Clérigos... encontro excelentes cenários para apreciar com carinho e atenção...
Registrar ao coração tanta beleza... muitos cliques para não desperdiçar tal encanto de vistas...





























Parar na subida ou na descida pelo Porto para saborear um pastel de nata... Hum!
Tudo de bom!







Para acalmar meu coração de tantas emoções na tardinha, tive que parar na pastelaria de bacalhau... para comer os famosos bolinhos de bacalhau como nós,  brasileiros, os chamamos... Hum! Nem conto nada... tem quer provar para verem se tenho ou não razão!
Ainda por cima, ouvindo os sinos da Torre dos Clérigos badalarem uma melodia inteira... que lindeza, meu Deus!












E, por falar em livraria:

Livraria Lello: um deslumbre por fora e por dentro... é de extasiar também para quem ama ler e presentear livros... de lá, trouxe um para cada netinho...


Antes de entrar, repare!
A fachada de estilo neogótico é impressionante por si só, mas atente à janela e às duas figuras que a ladeiam. Trata-se de um par de pinturas do professor José Bielman que simbolizam, uma a Arte, segurando uma escultura, e outra a Ciência, que exibe um dos síbolos da Antropologia.



A escadaria Carmim
"Quem vae percorrendo a sala, vê então a escada que é uma peça de surpreendetne atracção, pela aparência de leveza que encobre a audácia da sua concepção. Sente-se o desejo de subi-la e sente-se o receio de que o nosso peso a faça abater."


Desde 1906, a Livraria Lello, já foi a casa das letras e das artes, inspiração para famosos escritores, palco de tertúlias e espetáculos e serena biblioteca para muitos leitores da cidade Invicta. Hoje, recebe, diariamente, milhares de ilustres visitantes de todo o mundo, que quando se deslocam à nossa cidade, não perdem a oportunidade de entrar neste magnífico edifício neogótico dos primórdios do século XX. A  livraria Lello, a mais linda livraria do mundo (Enrique Vila Matas, dá-lhe as boas vindas a este verdadeiro templo das letras e agradece o seu respeito e admiração por também o querer preservado como o primeiro dia.


Suba a escada que dá acesso ao primeiro piso e não deixe de reparar no detalhe dos frisos que a rodeiam. Quando for conveniente, olhe para cima e aprecie o vitral que se encontra no teto.

O que se diz sobre  a Lello:
"Entrei nesta casa com dezessete anos e meu manuscrito na mão, Discreta, pensativa de sucessos que demoraram uma eternidade a conseguir. Estas paredes e estantes dizem-me o que só os que leem, e os que escrevem sabem ouvir."
(Agustina Bessa Luís)

Uma maravilha poder conhecer uma das três mais lindas livrarias do mundo...



Ah! As famosas francesinhas... calóricas por demais mas saborosas... ideal para duas pessoas... é enorme!

































No Porto, tive o prazer de conhecer a querida amiga Madalena Ribeiro que me acolheu com imenso carinho... ganhei mais uma filha... Rimos muitíssimo... fizemos muitas selfies mas só salvou-se um par delas...
Muito feliz por ter sua companhia por um tempinho curto mas que foi grandioso para nosso coração já fraterno desde nosso blog...


Obrigada, meu Deus!






3 comentários:

  1. Tanto a ver ,tantos detalhes, tantas lindas fotos! Belezas pra guardar no coração pra sempre! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha Amiga,tanta foto e todas lindissímas.Adoreiiii.
    Dia 22 e 23 estarei no Porto ,uma cidade que adoro.
    Beijinho e boa noite.

    ResponderExcluir
  3. Lindo Portugal
    Morei 2 anos na Franca para completar um estudo pra firma, não tive nenhum problema.Mas agora não posso andar mais de avião e nem longe de carro)Meus pés.
    Só não consegui aprender bem o inglês, mas da pro gasto.
    Deixa pro meu filho.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua alegria em viajar comigo.